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Autorização de Acesso à Receita Federal

Agora você já pode consultar, aqui no Portal, se sua Autorização de Acesso à Base de dados da Receita Federal foi recebida no RH e está devidamente arquivada.
Note que a autorização isenta o servidor e magistrado de enviar, anualmente, a declaração de bens ao órgão, conforme determina a legislação aolicável.

Publicada em: 23/05/2017

TJ inicia mapeamento de competências técnicas dos servidores

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) iniciou a etapa de mapeamento de competências técnicas, nesta terça-feira (25), como parte do programa de gestão de competências, que está sendo implantado no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Servidores da Central de Mandados do Fórum do Barro Duro e do Departamento de Cadastro da própria DGP receberam orientações do consultor Thiago Evangelista, da empresa Leme Consultoria.

O consultor explicou do que se trata o programa e ensinou a metodologia para a coleta das competências técnicas. Os servidores deverão então elaborar detalhadamente as competências técnicas exigidas para os postos de trabalho. Eles ainda podem tirar dúvidas com o consultor, durante esta quarta-feira (26). No dia 27, o mapeamento deve ser homologado.

Como explica o analista judiciário Cleiton Falcão, servidor da DGP e gestor do programa, o procedimento consiste em um “piloto” para o mapeamento, que em breve será executado na maioria dos setores do Judiciário alagoano, porém com um prazo mais alongado.

“Estamos fazendo ainda o levantamento das pessoas e dos setores que farão parte da próxima etapa, que será grande e executada na Esmal, em quatro turmas”, disse Cleiton.

De acordo com o gestor, o objetivo do mapeamento é, por exemplo avaliar se o servidor está exercendo a função em que é mais útil, e identificar quais conhecimentos o servidor precisa e ainda não possui. “Com a implantação do programa, a gente vai ter dados com os quais trabalhar e assim desenvolver políticas de treinamentos, visando a melhoria dos resultados, através das pessoas”, explicou.

Isaac Neves - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240
http://www.tjal.jus.br/comunicacao2.php?pag=verNoticia¬=11477

Publicada em: 26/04/2017

Programa de gestão por competências vai mapear aptidões de servidores do Judiciário

A empresa contratada para realizar consultoria em gestão de competência no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) apresentou, nesta quinta-feira (6), a segunda etapa de implantação do programa ao presidente Otávio Leão Praxedes e ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Lima.

“Essa empresa foi contratada para ouvir todos os seguimentos do Judiciário e tem como objetivo qualificar os funcionários, proporcionar um melhor funcionamento dos setores, encontrar os gargalos de procedimentos e diminuir o número de processos em determinadas varas. Eles vão fazer um trabalho pesquisando, mantendo o contato com os servidores, desembargadores e juízes, visando melhor estruturar a Justiça alagoana”, explicou o presidente.

Para o desembargador Otávio Praxedes, o investimento é importante e proporcionará resultados positivos a longo prazo. “Depois desse trabalho, vamos otimizar o sistema, organizar cursos de qualificação dos servidores e saber também quais vão poder mudar de trabalho, sendo mais bem aproveitados em outras áreas, muitas vezes até diante de uma qualificação que eles procuraram de forma pessoal”, disse.

De acordo com o gestor do contrato, o analista judiciário Claiton Falcão, a empresa Leme Consultoria desenvolverá o trabalho no período de 12 meses. A princípio estão sendo mapeadas as unidades administrativas e judiciárias de todo o estado, para depois escolherem as pessoas que participarão de um treinamento para coleta de informações.

“O foco é a melhoria do trabalho do servidor e da prestação jurisdicional, porque vamos buscar o que cada um tem competência de fazer, aquilo que lhe falta de conhecimento para desenvolver um melhor trabalho e dar um treinamento mais direcionado”, explicou.

Durante a apresentação de como será desenvolvido o trabalho, o diretor técnico da Leme Consultoria, Renan Sinachi, destacou que um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre os anos de 1995 e 2006, demonstrou que as instituições públicas investiram 200% a mais em capacitações, enquanto a qualidade do trabalho aumentou apenas cerca de 14%.

“Quando você é treinado em algo que não usa, você não melhora seu trabalho. É necessário ter consciência de quais são as reais necessidades de capacitações para potencializar o desempenho dos servidores. Instituições que têm gestão por competência têm produtividade 22% superior, quando comparadas com as que não têm”, explicou.




Robertta Farias – Dicom TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br – (82) 4009-3240 / 3141

http://www.tjal.jus.br/comunicacao2.php?pag=verNoticia¬=11410

Publicada em: 19/04/2017

¿TJ disponibiliza informes de rendimento para declaração do imposto de renda

A Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) disponibilizou, na última sexta-feira (24), por meio eletrônico, os informes de rendimento dos servidores para fins de declaração do imposto de renda. De acordo com a Receita Federal, deverá declarar, até o dia 28 de abril, o contribuinte que recebeu, em 2016, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

Para acessar o documento não é necessário se dirigir ao setor. Basta entrar no Intrajus e clicar no ícone “Portal do Servidor”. Em seguida, deverá ser colocado o número da matrícula do servidor, a senha e fazer a verificação.

Publicada em: 29/03/2017

PESQUISA DE CLIMA

A PESQUISA DE CLIMA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA RESPOSTA.

Publicada em: 10/03/2017

Gestão de Pessoas do TJ/AL realiza pesquisa de satisfação dos servidores

Com objetivo de identificar o nível de satisfação e motivação dos servidores, a Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP) do Poder Judiciário de Alagoas disponibiliza uma pequisa de clima organizacional, entre os dias 6 de março e 31 de maio, no portal do Servidor, por meio do ícone “Pesquisas - preenchimento”.

A pesquisa é um instrumento utilizado para analisar o ambiente interno e fazer o levantamento das necessidades dos servidores. Devem responder os efetivos, temporários e cargos em comissão, além dos magistrados. A ação está em conformidade com o planejamento estratégico 2015-2020 do TJ/AL, com orientação da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP).



Servidores devem acessar o Portal do Servidor por meio do intrajus, e então clicar no botão da Pesquisa.

“É muito importante que o servidor responda essa pesquisa para que nós possamos identificar quais são as condições que impactam em suas atividades no Tribunal, se está relacionada ao clima de trabalho, a carreira ou a infraestrutura”, explicou Cleiton Falcão, da DAGP.

A ferramenta busca mapear a motivação do servidor, por meio da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações, além de servir para elaborar diagnóstico para subsidiar novas políticas institucionais de melhoria na prestação dos serviços jurisdicionais e na Qualidade de Vida.

Após a etapa de aplicação dos questionários, que deve ser respondida por todos os servidores, haverá o levantamento dos dados coletados e análise, para posteriormente ser apresentado um relatório com os resultados.

A Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas tem à frente o servidor Klístenes Silva Lessa.

Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240

Publicada em: 08/03/2017

TJ promove primeiras capacitações para implantação de gestão de competências

As primeiras capacitações para implantação do programa de gestão de competências começaram na manhã desta segunda-feira (6) e vão até a próxima quarta (8), na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O programa busca mapear as aptidões dos servidores e as necessidades de capacitação dos funcionários lotados em todas as unidades da Justiça alagoana.

A primeira fase do projeto, realizado pelo Departamento de Desenvolvimento de Servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas do TJ/AL, será executada pela empresa Leme Consultoria, e consiste em capacitar o comitê de implantação e planejar toda a execução do projeto, em reunião que acontecerá no dia 9 de março. O contrato da empresa de consultoria prevê o acompanhamento por um ano. Após isso, o comitê continua o trabalho de avaliações e ajustes quanto às competências dos servidores.

Durante a reunião, foram abordados os métodos que serão utilizados pelos membros do comitê para realização das etapas de mapeamento, avaliação, comunicação e ajustes. Na ocasião, foram discutidas também outras demandas referentes à implantação do programa e como reconhecer e capacitar os servidores de acordo com o que for avaliado.

Integram o comitê de implantação do programa Cleiton Falcão, Joaquim Leite e Ana Higino, da Diretoria de Gestão de Pessoas, Alexandre Caiado, da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), e Ana Carolina, do gabinete do desembargador Fábio Bittencourt, além dos consultores da empresa Leme, Thiago Evangelista e Edna Tizeu.

Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240

Publicada em: 08/03/2017

Judiciário de AL implanta programa de gestão de competências

Com objetivo de conduzir os servidores conforme suas competências, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), inicia a implantação do programa de gestão de competências, que buscar mapear as aptidões dos servidores, assim como as necessidades de capacitação dos funcionários lotados em todas as unidades da justiça alagoana. As primeiras capacitações acontecerão entre os dias 6 e 8 de março.

A primeira fase do projeto, realizado pelo Departamento de Desenvolvimento de Servidores da DGP, será executada pela empresa Leme Consultoria, e consiste em capacitar o comitê de implantação, realizar reuniões com a alta direção e planejar toda a implantação do projeto, o que acontecerá no dia 9 de março. O contrato da empresa de consultoria prevê o acompanhamento por um ano. Após isso, a DGP prossegue com o trabalho.

“Na conclusão do projeto, começaremos as fases de avaliação, em que cada servidor será avaliado com base nas funções e atividades que cada um desempenha. Cada servidor terá um Plano de Desenvolvimento Individual, indicando as competências que possui e as que precisa adquirir. A partir disso, vai se formar um ativo de informações que ajudará a planejar diversas ações relacionadas à Gestão de Pessoas”, explicou Cleiton Falcão.

De acordo com Cleiton, o programa auxilia na tomada de decisão de uma maneira mais técnica e menos empírica, impulsionando o desenvolvimento da carreira do servidor. “Em resumo, é como se o Tribunal no final da implantação fosse ter um parâmetro para poder avaliar e conduzir os servidores, o que hoje não existe”, disse.

Para o consultor Thiago Evangelista, da Leme, a implantação do programa traz benefícios para diversas áreas do Judiciário, melhorando desde a conscientização de competências até o atendimento aos jurisdicionados pelos servidores.

“Nós notamos que após a implantação do programa há a melhora no serviço jurisdicional, pois os servidores entendem melhor como devem ser realizadas cada função e sobre suas competências, percebemos também a mudança nas varas administrativas”, ressaltou Thiago.



Graziela França - Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240

Publicada em: 08/02/2017

Diretoria de Gestão de Pessoas capacita servidores para usar o sistema ADMRH

Os servidores da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP) do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) iniciaram, nesta segunda-feira (23), um treinamento sobre como utilizar de forma plena o sistema ADMRH – Gestão de Recursos Humanos. O sistema gerencia a vida funcional de todos os servidores e magistrados do Judiciário alagoano.

A capacitação é orientada por Maicon Guzzon Lima, representante da empresa desenvolvedora do software. O objetivo do curso é aprimorar o entendimento dos servidores sobre o sistema, de modo que eles passem a utilizar todos os módulos disponíveis na plataforma em sua integralidade. Participarão do curso, que segue até sexta-feira (27), servidores do Departamento Financeiro de Pessoal (Defip) e do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), ambos vinculados à DAGP.

“Após o curso, os servidores do DSQV passarão a utilizar o sistema. Dessa forma, todas as informações da vida funcional dos servidores e magistrados estarão interligadas dentro do software, o que facilitará o gerenciamento e a integração das informações que nós temos que prestar sobre os servidores”, explica o diretor de Gestão de Pessoas, Klistenes Lessa.

Ainda de acordo com o diretor, o treinamento está alinhado ao plano de melhorias da prestação de serviços da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas e torna-se ainda mais importante porque no ano de 2017 o TJ/AL planeja recadastrar todos os seus servidores ativos, inativos, comissionados e efetivos.

“O último recadastramento aconteceu há cerca de quatro anos e estamos sentindo uma grande necessidade de realizar este trabalho novamente. Tenho certeza de que iremos conseguir fazer isso porque contamos com o apoio da presidência do Tribunal”, informa Klistenes.

Publicada em: 24/01/2017

Novo Portal do Servidor

Agora, de uma forma mais fácil e elegante você pode visualizar seu contracheque, fazer sua declaração de bens, bem como programar suas férias. Clique na opção ACESSO SERVIDORES no canto superior direito e confira.

Publicada em: 26/07/2016
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